O diretor executivo da Civitas, Guilherme Santos, foi recebido no último dia 7 de fevereiro em Brasília, na sede da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – ABRIG pelo seu presidente Jean Castro. O encontro serviu para formalizar a associação da empresa à entidade, uma meta definida como indispensável pelos sócios neste início das atividades.
A ABRIG trabalha pela regulamentação da atividade de relações institucionais e governamentais no Brasil, além de fomentar boas práticas para referenciar o setor. Ao se associar, a Civitas formalizou o compromisso de adotar um programa de compliance efetivo em sua governança corporativa para disseminação de uma cultura de sustentabilidade, ética, transparência, integridade e igualdade de oportunidades, que comporte as determinações legais e parâmetros disciplinares estabelecidos pelo FCPA (Foreign Corruption Practices Act), a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) e outras regulamentações correlatas.
A empresa ainda terá acesso a eventos setoriais e treinamentos, já planejando iniciar junto à entidade a certificação dos colaboradores sobre as “Práticas Recomendadas em RIG”, formalizando a adoção na Civitas do que está previsto pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na “Prática Recomendada ABNT PR 1001:2020 – Relações Institucionais e Governamentais (RIG)”. O documento de 2020 parametrizou orientações do adequado exercício da atividade.
Para o diretor executivo da Civitas, a associação à ABRIG é uma manifestação de compromisso com a prática técnica e ética da atividade. “Desde o início de nosso planejamento para fundar a empresa, estabelecemos a associação como uma de nossas primeiras metas. Isso porque acreditamos que as relações institucionais e governamentais desenvolvidas de forma técnica e ética agregam valor aos clientes, ao poder público e, em especial, à sociedade brasileira”, esclarece. “Como associados, sabemos que conseguiremos oferecer um serviço ainda mais qualificado e com credibilidade, além de contribuir nesse processo de promoção da atividade executada com transparência e excelência”.
No encontro, o presidente da ABRIG apresentou o trabalho que vem sendo feito para instituir termos de cooperação técnica entre a entidade e órgãos de Estado, com vistas a qualificar os servidores públicos e colaboradores das estatais sobre as melhores práticas em RIG. A Civitas fez o compromisso de colaborar com a construção dessas parcerias, em especial em Minas Gerais, estado onde tem sede e onde é atualmente a primeira empresa de consultoria local especializada em RIG associada à ABRIG.